Com um processador muito competente e – a meu ver – uma excelente câmara principal, aliados a boa autonomia, o Huawei P40 Lite é um excelente smartphone com algo que pode assustar alguns utilizadores: não tem serviços Google!

Isso inclui não oferecer aos utilizadores algumas das apps mais populares do mundo, mas não há necessidade de fazermos a nossa escolha em torno deste detalhe, porque alternativas à Google há muitas e em alguns aspetos podem mesmo ser melhores. Muito rapidamente descobrimos mesmo que viver sem serviços Google é fácil, e conseguimos tirar um enorme proveito deste smartphone muito interessante.

Não faltam tutoriais mais ou menos complicados para se instalarem os Google Mobile Services num Huawei, mas o nosso objetivo aqui é outro: utilizar um Huawei sem ficarmos presos aos serviços Google, aproveitando a oportunidade para conhecer as alternativas e de uma forma descomplicada, acessível a todos.

O que vais necessitar para desfrutar do teu Huawei P40 Lite

A transição de um smartphone com os serviços Google para um sem estes pode causar pequenos sustos para quem utiliza estes serviços para armazenar os contactos, por exemplo, ou outros detalhes. A ausência dos serviços móveis Google não permitirá que coloquem uma conta Google neste dispositivo e, com isso, perdem os contactos e a sincronização de dados. Mas há, obviamente, modos fáceis de preservar isto. Eis do que precisarás:

App Phone Clone: podes encontrá-la na Play Store e deves instalá-la no smartphone que vais substituir. Uma vez os dispositivos emparelhados, podes transferir para o teu novo Huawei os contactos, ficheiros multimédia, SMS e a esmagadora maioria das apps, menos as da Google e algumas outras, mas voltaremos a isso mais abaixo.

App APK Pure: o site APK Pure é talvez o mais conceituado provedor de apps em formato apk fora da Play Store oficial, e é curado pelos responsáveis do conceituado Android Police, pelo que é enormemente respeitado pela sua segurança e riqueza de conteúdos. Pode ser utilizado via browser, mas é mais ágil descarregar a apk e instalar.

App Finder: Tens algo que não encontras na AppGallery da Huawei? Não queres instalar logo via APK Pure? A App Finder permite procurar uma app em diversas fontes e gera-te as sugestões quanto a onde a obter.

  • Sem Google, mas não sem serviços da Google

O que quer isto dizer? Bom, o facto do Huawei P40 Lite não ter os serviços Google a bordo não nos impede a sua utilização. Gmail e YouTube continuam acessíveis via browser, tal como a Drive e os Google Docs.

Outros serviços estarão ausentes e é aqui que entram AppGallery, App Finder e APK Pure.

  • OK, eu uso o Gmail. E agora?

Há muitos que recorrem ao Gmail via browser, e que não sentirão falta da app. Para os que preferem uma app, o meu conselho é: utilizem a própria app da Huawei que é a que uso em qualquer smartphone da marca, prescindindo da app Gmail de todo.

Conseguem fazer login à vossa conta gmail lá sem qualquer problema, embora aparentemente existam problemas com as contas Gmail empresariais. A app da Huawei é funcional, permite múltiplas contas e não fica atrás de nenhuma.

  • Sai o Google Maps, entra o Here WeGo

Os mapas Here WeGo têm uma linhagem que remonta aos Nokia Maps, passando depois a chamar-se Here Maps, até chegarem a esta encarnação. A app oferece o mesmo tipo de funcionalidades que podemos encontrar nos Google Maps, incluindo auxiliares de navegação, locais comerciais próximos, favoritos, etc.

  • Podem ter o Chrome, mas… para quê?

O Chrome é o browser que muitos de nós utilizam quotidianamente. No Huawei P40 Lite podem instalá-lo via APK Pure, mas podem também recorrer simplesmente ao excelente browser da Huawei a bordo. No entanto, o meu browser de eleição para quem realmente quiser substituir o Chrome, é o Mozilla Firefox, em particular o Firefox. Podem instalar ambos a partir de .apk, ou então diretamente do programador.

Curiosamente o Edge da Microsoft não aparece no App Finder, mas podem encontrá-lo no APK Pure com funcionalidades plenas, e confesso que tem ganho a minha preferência.

  • Saem os Google Docs, entra o Office

O Microsoft Office parece-me a opção natural para substituir os Google Docs, até porque a Huawei tem pré instalada a OneDrive e a nova e excelente app unificada do Office, que terá a enorme vantagem de ser um serviço familiar e já utilizado por muitos de nós no trabalho.

Reitero que continuarão a poder aceder à vossa Drive e aos Google Docs via browser sem qualquer problema.

  • YouTube e YouTube Music

O YouTube é outro serviço Google muito concorrido, mas sem os serviços Google instalados poderão assistir apenas no browser. Uma alternativa é, obviamente, o Youtube Vanced, uma app muito conceituada para quem quer usufruir do YouTube sem reclames, por exemplo.

Com o YouTube Vanced, usamos o YouTube com grande normalidade

Pessoalmente, eu tenho um problema: sou assinante do YouTube Music e não quero perder a minha coleção de temas, mas confesso que a Huawei entrou com tudo no seus serviço Música. Os preços são comparáveis aos da concorrência e a coleção de músicas cresce a olhos vistos, mesmo se – como eu – gostarem de algumas bandas mais obscuras.

  • Detalhes finais

Portanto, sobreviver sem os serviços Google não é uma tragédia. Se tiraram apps do APK Pure em vez da AppGallery, poderão receber alertas de que a app não pode ser usada sem os Google GMS. Isso só é verdade até certo ponto: a título de exemplo, recebo esse alerta no WordPress e até agora ainda não vi que funcionalidades possam ter desaparecido.

Outras apps funcionam mesmo com limitações visíveis, como não ser possível seguir os veículos na app Uber. O importante a reter é que a Huawei está todos os dias a acrescentar apps e serviços à sua AppGallery e o mundo sem a Google não tem de ser necessariamente mais pobre.

4 COMENTÁRIOS

  1. E é possível gravar as fotos feitas no P40 lite na Onedrive? Não estou a conseguir, só grava na drive do Huawei ( mas eu também sou muito básica com novas tecnologias)

  2. Isto é MAU DEMAIS disseram que eram as apps google mas afinal MBWAY kuantokusta OLX Flashscore e outras tb não funcionam vou ter de deitar fora um telemovel novo isto é mau demais e ja tentei de outras maneuiras que vi na net mas ao final de 1 semana deixam de funcionar! Eu uso o Mbway com frequencia e precisa de estar activo vou ficar a espera daqui a 24meses que a huawei se lembre que precisamos de usar ? o Mbway so dá para aceder atraves de app.NÂO COMPREM HUAWEI !

    • Alberto, reconhecendo que ainda existem algumas fragilidades na aposta, a Huawei tem feito um grande esforço para ganhar novas apps e funcionalidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here