A imbatibilidade do FaceId do iPhone X não será assim tão imbatível, ou pelo menos não demorou muito a que se encontrassem meios para a contornar. É precisamente o que sugere a empresa Bkav, um uma máscara facial que consegue enganar o sistema de reconhecimento facial e custa apenas $150.

A máscara é particularmente elaborada e não enganaria olhos humanos, mas parece conseguir contornar os olhos electrónicos do iPhone X com uma mistura de maquilhagem, impressão 3D e fotografias passar Esta combinação parece ser suficiente para enganar o sistema de reconhecimento facial e abre portas para o desbloqueio de iPhone X de criminosos ou bem pior, como será o caso de equipamentos de chefes de Estado e celebridades.

A Apple reclama pela quase inviolabilidade do seu sistema de reconhecimento facial, e nada disto coloca em causa a excepcional segurança que o iPhone X oferece. Mas prova certamente que nenhum sistema é à prova de tudo.

Quanto à Bkav, a empresa não revelou todos os pormenores da sua máscara enganadora, mas promove o processo num vídeo que aqui reproduzimos. É de esperar que, com o passar do tempo, novos métodos surjam para contornar o FaceId.

DEIXE UMA RESPOSTA