A MediaTek tem conseguido encontrar um novo fôlego com os seus novos Helio P60 ou P70, processadores bem adequados a uma nova era em que as marcas procuram um maior equilíbrio entre especificações e preço. No entanto, o novo MediaTek Helio P90, agora oficializado, promete ser significativamente melhor que os seus antecessores, ao abordar pela primeira vez as possibilidades da tecnologia DynamIQ da ARM e núcleos mais recentes.

Especificamente, como a ARM já fez com o Snapdragon 670 ou a Samsung com o Exynos 9820, a MediaTek alterou a dinâmica deste seu octa-core para clusters assimétricos, com dois núcleos A75 a 2.2GHz para potência, e 6 núcleos A55 a 2.0GHz para eficiência, permitindo-lhe ainda assim apregoar uma subida na capacidade do chip face ao MediaTek P70 que recorre a núcleos bem mais antigos, na forma dos Cortex A73 e Cortex A55. O Helio P90 é, por isso, o primeiro chip da MediaTek a utilizar núcleos de última geração, se bem que os Cortex A76 já começam a chegar aos processadores de gama alta como o Kirin 980 ou o Exynos 9820 e a MediaTek deverá adoptá-los em breve também. Fabricado em litografia de 12nm, o novo MediaTek deverá tirar o máximo proveito deste dado e dos seus seis núcleos eficientes para uma autonomia apreciável.

Do lado da gráfica, a Mali-G72 MP3 do Helio P60 foi substituída pela IMG 9XM-HP8 da Imagination Technologies, com o que a MediaTek apregoa uma muito bem-vinda subida da performance gráfica em 50%, não sendo este um ponto onde os MediaTek geralmente se destaquem. A performance deverá ser inclusivamente superior à de chips como o Snapdragon 660.

Porquanto já tenhamos um bom conhecimento das capacidades de Inteligência Artificial do Helio P90, sabemos agora que o chip poderá utilizar até 8GB de RAM e memórias UFS 2.1, e suporta até 48MP na câmara, ou em alternativa combinações de 24+16MP. Do lado do ecrã, poderemos ter smartphones com rácio de aspecto de 21:9 e resolução FHD+. Em termos de conectividade, temos Wi-Fi 802.11ac, Bluetooth 5.0, GPS, GLONASS, Beidou, Galileo, 4G Cat 12/13 LTE, VoLTE, ViLTE, 4X4 MIMO e 3CA.

Os primeiros dispositivos com Helio P90 deverão chegar ao mercado já no início de 2019, dando aos utilizadores o que parece ser uma excelente opção custo-benefício.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here