Hoje, a par com o Xiaomi Mi 5X e com o smart speaker Mi AI, a Xiaomi anunciou a muito aguardada MIUI 9, finalmente introduzindo o Android Nougat no seu ecossistema. Não era sem tempo, visto que este permanecia um ponto onde a Xiaomi ainda jogava ao apanha com as suas principais concorrentes. O Xiaomi 5X será o primeiro dispositivo com a nova MIUI, mas outros irão seguir-se, e as novidade são muitas.

Mas primeiro falemos de quem poderá receber a MIUI 9, certo?

Será no próximo dia 11 de Agosto que os donos de Xiaomi Mi 6, Xiaomi Mi 5X e da versão Qualcomm do Xiaomi Redmi Note 4X poderão ter acesso à developer ROM da MIUI 9, na versão Chinesa. Só mais tarde – a partir de 25 de Agosto – é que os donos de Mi MIX, Mi Note 2, Mi 5, Mi 5s, Mi 5s Plus, Mi 5c, Mi Max 2, Mi Max 32G, Mi Max 64G/128G, Mi 4S, Mi 4c, Mi Note Pro, e Redmi 4X terão acesso a esta versão instável da MIUI.

Em Setembro, a possibilidade deverá alargar-se a todos os modelos da Xiaomi, menos o Xiaomi Mi 1/1S e Xiaomi Mi 2A. Infelizmente, aqueles ansiosos por uma ROM global terão de ficar algum tempo à chuva, já que a Xiaomi deixou de parte qualquer previsão para o release das ROM.

O que traz de novo a MIUI 9?

A Xiaomi indica fundamentalmente e desde logo melhorias a nível da performance, incluindo optimização da aceleração do processador. Isto deverá significar que a MIUI 9 gere com mais conservadorismo as requisições à potência do processador, criando uma experiência mais fluída com menor consumo energético.

É uma abordagem que já vimos noutras ROM, com a MIUI 9 a dar igualmente prioridade às apps mais utilizadas para que estas abram mais depressa, enquanto um processo automático mantém o smartphone livre de lixo.

A Inteligência Artificial é central nesta optimização geral do sistema que também introduz um assistente que nos permite fazer buscas transversais ao sistema, para procurar imagens ou textos específicos, mas permite ainda sugestões contextuais, em que o sistema nos sugere resultados e opções com base nos conteúdos do ecrã, como seja uma conversação ou uma busca no Google.

Finalmente, a nível de funcionalidades mais imediatamente visíveis, a MIUI 9 introduz finalmente o suporte nativo para ecrã dividido.

As promessas da nova ROM são muito interessantes e espero que seja um passo importante para a Xiaomi recuperar algum do tempo perdido face às suas concorrentes directas que possuem actualmente software mais recente. Não necessariamente melhor, claro, já que a MIUI é bastante completa já.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui