A Nokia acaba de transformar em realidade o que há muitos anos se desejava: um novo Nokia de topo, com hardware e design capazes de rivalizar com qualquer marca ou modelo mercado. Falo obviamente do Nokia 8.
Chamar-lhe o melhor Nokia de sempre poderá ser difícil de engolir para nós que ainda nos lembramos de muitos míticos Nokia e não esquecemos os Lumia, mas no sentido estritamente estatístico o Nokia 8 é de facto o mais potente equipamento jamais criado com genética Nokia.
As informações agora oficiais apresentam o Snapdragon 835 a bordo, com 4GB de RAM, além de um ecrã de 5.3 polegadas QHD e 64GB de armazenamento.
Mas aquilo que toda a gente queria de facto ler está concentrado em cinco letras no módulo de duas câmaras: ZEISS.
Desde que a HMD Global anunciou a parceria com a Zeiss para voltar a dispor de câmaras deste fabricante nos seus dispositivos que os amantes da fotografia móvel rejubilaram. A parceria é mítica no mundo dos smartphones e pode ser a chave para a consagração do regresso da Nokia aos smartphones.
Além das câmaras Zeiss, o Nokia 8 introduz igualmente áudio OZO de 360°, que reproduz áudio direccional na reprodução de vídeo 4K UHD.
Bom, mas as câmaras são o ponto principal e encontramos duas unidades de 13MP com pixéis de 1.12 micrómetros e abertura de f/2.0. A destacar aqui que uma das câmaras é monocromática e que a câmara RGB possui estabilização óptica de imagem, além de foco por laser. À frente, a câmara selfie é exactamente igual, e inclui autofoco por detecção de fases.
Em conjunto, câmaras frontais e traseiras podem ser utilizadas em conjunto para fazermos streaming para o YouTube com o que a Nokia chama de Dual Sight.
Uma parceria com a Google significa que quem possuir o Nokia 8 terá armazenamento ilimitado no Google Photos.
A rematar, a bateria será de 3090mAh, e o Nokia 8 terá a bordo Android Nougat 7.1.1.
O desenho acabou por confirmar o que já sabíamos, e o Nokia 8 apresenta um corpo com linguagem de design transversal aos novos Nokia, incluindo o módulo da câmara vertical. O corpo é em alumínio da série 6000 e temos aqui mais alumínio do que no Nokia 5, o que poderá acrescer ao look premium extremamente brilhante.
O Nokia 8 acaba assim por cimentar o regresso da Nokia em pleno, ao ser o primeiro Nokia Android de gama alta, equipado com os mais recente componentes tecnológicos disponíveis para o mercado.
O seu preço rondará os €600, perfeitamente em linha com os seus principais concorrentes e chegará ao mercado em Setembro.
[…] foi o dia em que a HMD coroou o regresso da marca Nokia à história dos smartphones, com o lançamento do Nokia 8, um dos mais aguardados equipamentos do ano. Fruto de inúmeras fugas de informação ao longo dos […]