Ontem foi o dia em que a HMD coroou o regresso da marca Nokia à história dos smartphones, com o lançamento do Nokia 8, um dos mais aguardados equipamentos do ano. Fruto de inúmeras fugas de informação ao longo dos últimos meses, desde a sua aprovação nas agências de certificação internacionais, até imagens dos primeiros dispositivos ainda na fábrica. Por isso, a maior virtude do Nokia 8 é que conseguiu ainda ter algumas surpresas na manga e chegar ao mercado com características diferenciadoras.

Mas para si, o consumidor, o que significam as características ontem anunciadas para o Nokia 8? Continue a ler para perceber o que o Nokia 8 oferece e como se coloca face à concorrência mais consagrada.

Uma construção de luxo em metal

O design do Nokia 8 é semelhante ao design geral dos Nokia 3 e Nokia 5 que a TekGenius já teve a oportunidade de analisar, mas evolui-os com uma maior porção de alumínio da série 6000, uma liga de alumínio com magnésio e silicone. O dispositivo apresenta arestas curvas que se reflecte igualmente no ecrã com Gorilla Glass 2.5D.

De destaque é o acabamento. A Nokia optou por um acabamento complexo de elevado polimento que oferece ao Nokia 8 uma superfície praticamente espelhada que só pode ser comparável ao HTC U11 ou ao Sony Xperia XZ Premium. Os elementos gerais do design do Nokia 8 são agradáveis, mas a construção em alumínio polido é o segredo que lhe confere o ar premium. Ao todo, só para possuir aquele acabamento brilhante, o Nokia 8 passa por 20 horas de tratamento.

De minha parte, sou um confesso admirador de smartphones com construção em vidro, mas, face a concorrentes como o LG G6 e o Samsung Galaxy S8, a construção em metal do Nokia 8 será mais resistente a quedas e danos.

O bothie quer revolucionar o streaming vídeo

nokia8-1As selfies são hoje uma coisa de “ontem”. O Nokia 8 introduz o conceito de “bothie”, ou a utilização simultânea das câmaras frontal e traseira. Anteriormente, tínhamos dado conta da possibilidade na interface da câmara do Nokia, mas o Nokia 8 foi mais longe do que esperávamos. Obviamente que a possibilidade de fazer montagens com fotografias de ambas as câmaras já existe em outras marcas.

Mas o Nokia 8 permite fazer streaming de vídeo em directo para Facebook e YouTube, recorrendo a este recurso. Para repórteres e vloggers, a possibilidade está lá para vídeos muito mais envolventes e pessoais, nas mais diversas situações.

E o áudio Ozo vai arrebatá-lo

A Nokia não esteve parada durante os anos em que o licenciamento da marca esteve nas mãos da Microsoft e uma das suas tecnologias mais revolucionárias foi obviamente o sistema Ozo que culminou na câmara de 360º Ozo+. Este é um produto que só pode ser comprado por quem dispuser de várias dezenas de milhar de Euros e que se destina às produções de realidade virtual e gaming.

Ora a Nokia instalou uma versão mais contida deste sistema no Nokia 8, permitindo-lhe gravar vídeos em 4K com som tridimensional. Na prática, ao visualizarmos o vídeo será possível perceber de onde determinado som chega, e o áudio adapta-se às mudanças de direcção da câmara. Catita, certo?

As câmaras de excelência Zeiss estão de volta

Seria talvez a novidade mais esperada: o regresso da parceria entre a Nokia e o afamado fabricante de ópticas Carl Zeiss. É uma história de sucesso que renasce 12 anos após o lançamento do mítico Nokia N90, o primeiro de um longo número de telemóveis que catapultou a Nokia para o topo da fotografia móvel.nokia_8

As câmaras no Nokia 8 são as três de características idênticas, com 13MP de resolução, abertura f2.0, e pixéis de 1.12 micrómetros, capazes igualmente de gravar vídeo 4K. As câmaras são bastante avançadas, com as duas câmaras principais a constituírem uma parelha RGB+Monocromático, com a câmara RGB a possuir ainda estabilização óptica de imagem. O foco é híbrido, com foco por detecção de fases e laser, este último permitindo adquirir o foco mais depressa ao detectar a distância ao plano focal, enquanto a detecção de fases garante maior exactidão. De relevo é que os dados dos sensores a preto e branco e cores são cruzados de modo a obtermos uma imagem final mais detalhada e com melhor exposição e cor.

A cargo da Zeiss ficaram as ópticas, e esperamos para ver os resultados que estas darão, já que a Nokia deu ainda poucos pormenores quanto ao tipo de lentes utilizadas.

A potência imbatível do Snapdragon 835

Para que gosta de perder algum tempo com as tecnicidades, o Snapdragon 835 é o mais poderoso processador de sempre da Qualcomm, possuindo 8 núcleos Kryo 280 a 2.45GHz, e integrando a gráfica Adreno 530, além de um modem LTE Categoria 16 com capacidade para velocidades de download de 1Gbps.

O Snapdragon 835 é o primeiro processador no mundo a chegar ao mercado fabricado em litografia de 10nm, com o que possui transístores compactos que permitem uma capacidade de processamento com eficiência energética inigualável. Esta capacidade de processamento, juntamente com 4GB de memória RAM, coloca-no ao nível dos principais concorrentes do mercado disponibilizados por Huawei, Samsung, LG, Sony ou Xiaomi.

Um dos mais seguros smartphones disponíveis no mercado

O Nokia 8 corre uma versão praticamente de fábrica do Android 7.1.1. Nougat, e a HMD Global já prometeu que este será dos primeiros dispositivos a receber o Android O cujo lançamento deverá ser oficializado no próximo dia 21 de Agosto.

Não só isso, mas a HMD Global está firmemente comprometida com a segurança dos seus dispositivos e garante que as actualizações de segurança do sistema Android chegarão ao Nokia 8 no mesmo dia em que forem disponibilizadas pela Google. Não serão todas, visto que algumas actualizações irão mexer com o hardware e precisarão de adaptação, mas a possibilidade das restantes serem disponibilizadas de modo imediato significa segurança acrescida.nokia-8-am

Segurança acrescida que é parcialmente garantida pela utilização de uma versão Android pura. De facto, inúmeras falhas de segurança são introduzidas, não pelo sistema Android propriamente dito, mas pelos fabricantes quando acrescentam serviços e funcionalidades às suas interfaces.

E muito mais

Existem outros pontos que podemos destacar no Nokia 8 e que poderão passar despercebidos aos consumidores, face aos grandes destaques do dispositivo. Por exemplo, o Nokia 8 já possui Bluetooth 5.0, a versão mais recente desta tecnologia, que possui maior largura de banda para transferência de ficheiros e permite o emparelhamento simultâneo de dois dispositivos, não somente um, como no caso das versões anteriores.

E embora não possua a muito cobiçada certificação IP68, o Nokia 8 é ainda assim protegido contra salpicos acidentais para maior durabilidade, obtendo a certificação IP54.

No seu conjunto global, o Nokia 8 apresenta as principais tecnologias disponíveis para o actual mercado de smartphones, podendo ser um verdadeiro triunfo para uma marca que regressa em força após diversos anos de ausência.

Posto isto, é este o Nokia de que estava à espera?

O Nokia 8 já se encontra disponível para pré-encomenda e estará oficialmente no mercado nacional a 20 de Setembro, nas cores azul polido, cobre polido, azul temperado e prateado.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here