Se pensavam que as marcas já tinham acabado de repensar o notch para 2018, podem deixar-se de ideias, como prova o Oppo R17, com o primeiro notch em algum tempo a mostrar alguma dignidade na sua contenção.

A Oppo nem sempre consegue escapar ao design derivativo, mas com o Oppo R17 parece confirmar o seu caminho de pelo menos tentar afirmar-se pela inovação. Assim, o destaque neste novo Oppo vai definitivamente para o notch em “gota de água”. Ao contrário dos notch que têm sido a norma, mais ou menos profundos, o do R17 procura discretamente fundir-se com o rebordo superior e ocupa uma área mínima que poderá passar no testar do algodão dos menos exigentes com a simetria do ecrã. Esta arquitectura permite ainda à Oppo reclamar 91,5% de ecrã activo.

O design é certamente um destaque do Oppo R17 que foge aos elementos do iPhone e coloca as câmaras principais ao centro, na vertical, com o flash logo abaixo. Se notam a ausência do leitor biométrico é porquês a Oppo optou por um leitor no próprio ecrã. A aposta estilística continua na disponibilização do R17 em gradientes de cor, com tons principais em azul e lilás, mas com a cor a alterar-se conforme o ângulo de visão.

Podemos por isso dizer que o Oppo R17 é igualmente um smartphone moderno. Além do ecrã de 6.4 polegadas com leitor biométrico integrado, o R17 parece ser o smartphone de lançamento do novo Snapdragon 670, embora a página oficial da Oppo não o confirme. O chip é acompanhado de 8GB de RAM e 128GB de armazenamento interno.

Um outro mistério se mantém, no sentido em que a Oppo confirma uma câmara frontal de 25MP, mas não a configuração das câmaras principais.

Finalmente, sabemos que o Oppo R17 será equipado com uma bateria de 3,500mAh com carregamento rápido VOOC. O sistema operativo, será o Android Oreo 8.1 com ColorOS 5.2.

Como vimos, o Oppo R17 guarda ainda alguns mistérios, a nível das câmaras e processador, mas também a nível da disponibilidade oficial e do preço. É que o preço equivale a cerca de €14.000, o que me parece excessivo para um smartphone nesta gama, certo? Certo. Trata-se de uma gralha, ou quiçá um preço para manter o segredo do dispositivo que será colocado à venda no próximo dia 17 de Agosto numa flash sale.

Recentemente publiquei um artigo de opinião relativo à estagnação de muitas marcas na imitação do iPhone. O Oppo Find X pareceu-me por então uma excepção à regra e, das conversas com alguns leitores, surgiu a crença de que a Oppo seria das empresas a tentar manter-se inovadora. Com o Oppo R17, parece-me que a marca estará mesmo a procurar sair da sua zona de conforto estilística e a desmarcar-se pela diferença. Esperemos que continue neste caminho!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui