Por estes dias decorre no Japão a CP+, uma das maiores feiras mundiais dedicadas à fotografia e imagem. No decorrer do certamente a Ricoh apresentou não só a nova Pentax K-1 Mark II, mas também duas novas objectivas da gama Star de elevado rendimento.

Pessoalmente, o meu contacto com as objectivas Star foi sempre excelente, e estas têm sido as objectivas de gama alta da Pentax há várias décadas, e as novas ofertas têm grandes expectativas para preencher.

Como é usual, as novas objectivas HD PENTAX-D FA★ 50mm F1.4 SDM AW e HD PENTAX-DA★ 11-18mm F2.8 são compatíveis com todas as câmaras de baioneta K, mas a FA 50mm tem uma cobertura full-frame, enquanto a DA se destina aos sensores APS-C da marca. Ambas possuem motores de foco supersónicos para maior velocidade na aquisição de foco e a FA 50mm F1.4 SDM AW é resistente à chuva e à água, como o sufixo AW indica, tornando-se ideal para utilização exterior em combinação com a Pentax K-1 que também possui ampla resistência aos elementos. Outra diferença entre ambas as objectivas, é que a prime 50mm tem foco interno, sem extensão de elementos, enquanto o foco rotativo da 11-18mm significa que veremos extensão de elementos externos, sempre uma consideração a ter quando pretendemos utilizar filtros.

Ambas as objectivas remontam já a Outubro de 2017, quando foram oficializadas, mas só agora estamos a vê-las num certame e só durante o Verão as veremos chegar ao mercado.

Infelizmente, nesta altura ainda sabemos muito pouco sobre a engenharia interna das objectivas, não sendo claro o seu desenho óptico. Estaremos atentos a novidades, por isso estejam atentos às nossas páginas.

 

DEIXE UMA RESPOSTA