O projeto MadoquaPower2X (MP2X) é um consórcio internacional liderado pela Madoqua Renewables, e envolve empresas de Portugal, Dinamarca e Países Baixos. O projeto foi anunciado publicamente em abril de 2022 e desde então tem alcançado diversos marcos importantes no seu desenvolvimento. Com um investimento total de 2.800 milhões de euros, o MP2X é agora o maior projeto da Europa na produção de hidrogénio verde, ultrapassando a capacidade de 1GW.

O objetivo principal do MP2X é produzir hidrogénio e amoníaco verdes através de energia elétrica renovável, promovendo, portanto, a transição para fontes de energia mais limpas e sustentáveis. Trata-se de um projeto perfeitamente alinhado com os objetivos de descarbonização da economia, das estratégias de Portugal e Europa, reduzindo as emissões de CO2 e diminuindo a dependência de combustíveis fósseis, incluindo a redução da importação de gás natural.

No centro do projeto MP2X está uma abordagem de cadeia de valor circular, envolvendo construção e operação de parques solares e eólicos para fornecer energia renovável à unidade industrial em Sines. O projeto inicial utilizará assim 560 MVA através de energia renovável, para produzir anualmente 50.000 toneladas de hidrogénio e 300.000 toneladas de amoníaco verdes. Além de promover o crescimento económico sustentável para Portugal, o projeto também criará empregos altamente qualificados, tanto diretamente na unidade industrial, quanto indiretamente, através de parcerias locais e com instituições académicas.

O MP2X foi oficialmente reconhecido como um Projeto de Interesse Nacional e faz parte da iniciativa “Vale do Hidrogénio”, liderada pela Comissão Europeia. Com uma visão estratégica de oito anos, o projeto cobre só na sua primeira fase 20% das metas Portuguesas de produção de hidrogénio verde. Com o anúncio do desenvolvimento desta segunda fase, será utilizada uma ligação elétrica de 1400 MVA para produzir um total de 150.000 toneladas de hidrogénio e mais de 1 milhão de toneladas de amoníaco verdes anualmente.

Além disso, o MP2X será um potenciador de outros investimentos na cadeia de valor de produção de hidrogénio em Sines, estabelecendo parcerias técnicas e comerciais para comprar hidrogénio produzido por terceiros. O projeto representa um passo significativo em direção a um futuro mais sustentável, ajudando a impulsionar a transição energética necessária para enfrentar os desafios das mudanças climáticas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui