Não é fantástico quando uma marca cumpre promessas? Duas semanas depois de anunciar oficialmente o Android Oreo para o Nokia 6 2018, a HMD iniciou o rollout do Android Oreo para o Nokia 6 de primeira geração, trazendo optimizações e novidades.
A HMD está não só a cumprir a promessa de actualizar os seus dispositivos para o Android 8.0, como a fazê-lo a tempo e horas, com um processo notavelmente livre de soluços ou recuos. Isto, apesar do seu alinhamento incluir já sete dispositivos, o que é um certo desafio logístico, mantendo a Nokia no topo da qualidade em termos de actualizações atempadas.
As dificuldades deste tipo de actualizações profundas são notáveis, o que pode bem observar-se nos bugs importantes e nas suspensões de rollouts que já afectaram diversas marcas. O Android Oreo final chega ao Nokia 6 de primeira geração, no entanto, pouco mais de um mês após o início do programa Beta.
A actualização já não deve trazer surpresas, contando com as novas funcionalidades do Oreo, incluindo picture in picture, ícones adaptativos, e Play Protect, além de incluir já o patch de segurança de Janeiro, com os fixes para as vulnerabilidades Spectre e Meltdown.
A Nokia aproveitou igualmente para melhorar a fotografia em baixa luminosidade e optimizar a gestão da bateria.
Da minha experiência passada, quando o rollout a nível internacional começa, demora alguns dias a chegar a Portugal, por isso não é necessário entrarmos em pânico, mas podemos começar já a clicar na procura por actualizações.