Houve um tempo em que era impossível rivalizar com os equipamentos BQ em termos de qualidade e preço. Era uma altura em que os fabricantes Chineses tinham pouca penetração Europeia e ainda não tinham subido a parada em design e especificações. Os BQ ganharam uma reputação invejável de qualidade, durabilidade e atenção ao consumidor.

Basta olhar para a família do autor: dos muitos equipamentos que por cá passaram, um veterano Aquaris M5 é o mais reverenciado, a sua constância apreciada, a qualidade fotográfica prezada.

Mas com a chegada em força da concorrência Chinesa a BQ teve que fazer apostas seguras na renovação (os BQ Aquaris U) antes de realmente dar o tudo por tudo. Este tudo por tudo é mesmo o BQ Aquaris X. Será suficiente para reacender a relação entre a marca e os seus antigos seguidores?

O BQ Aquaris X tem o mais charmoso design da BQ


Os BQ costumavam ter um look característico, de laterais planas e escadeamento entre os componentes. Os mais recentes Aquaris U romperam esse ethos estilístico por um design mais prático e simplificado. Foi um passo racional para autorizar o exterior em metal do Aquaris U Plus, mas não algo que impressionasse os mais comprometidos com a estética.

Mas para o BQ Aquaris X a marca olhou para o X5 e viu que ali estava o futuro. O BQ Aquaris X tem um design extremamente moderno, refinando o do X5, com componentes mais integrados: há menos interrupções, menos folga, e acabamentos melhor conseguidos.

À frente, encontramos um vidro 2.5D que harmoniza as linhas gerais do dispositivo. Trata-se de um painel In-cell com acabamento anti-dedadas e vidro Dinorex.

Se bem que com a sua face traseira em vidro o Aquaris X Plus seja ainda mais vistoso, o Aquaris X goza de estilo e simetria. É fácil afirmar que, nos Aquaris X, a BQ não poupou em design e tem aqui um smartphone para quem coloca prioridade no estilo.

BQ Aquaris X: o primeiro BQ realmente vanguardista

No passado, a BQ apostou bem em tecnologias provadas e disponíveis, dando pequenos mas seguros passos em direcção à maturidade. Os seus dispositivos usufruíam de solidez e bons preços também porque a tecnologia escolhida era prática e disponível.

Mas com o BQ Aquaris X a BQ aposta desde logo em algumas tecnologias modernas e coloca-se na vanguarda.

O grande centro desta aposta na modernidade encontra-se no Snapdragon 626 com carregamento Quick Charge 3.0 e porta USB-C.

Este é o primeiro smartphone da BQ com este padrão USB, mas também o primeiro com carregamento rápido. Previamente, a marca apostara em baterias sem esta funcionalidade, optando por capacidade extra. Agora, com esta alteração de postura, o Aquaris X é o primeiro Aquaris que traz um carregador na caixa.

Com este carregador, o Aquaris X obtém uma carga completa em cerca de uma hora (medimos 50 minutos dos 28 aos 100%), significando uma excelente disponibilidade da bateria de 3000mAh, que carrega até 50% em 30 minutos.

Um ponto que nos chamou à atenção foi igualmente a integração de estabilização de vídeo Vidhance. A tecnologia da Imint é utilizada na versão Porsche Design do Huawei Mate 9, e tem gerado muita cobiça por parte das principais marcas, com a Samsung também a adoptá-la.

Um smartphone verdadeiramente completo

Não é algo que possamos dizer de um BQ todos os dias, mas o BQ Aquaris X é um smartphone extremamente completo em termos de características. De facto será o BQ mais completo de sempre.

O processador escolhido, o Qualcomm Snapdragon 626 é uma unidade extremamente moderna. Lançado em Outubro de 2016, o chip aposta em conectividade com um modem X9 LTE capaz de 300Mbps de download e tecnologia TruSignal para melhorar a capacidade de recepção do sinal. O processador possui oito núcleos Cortex-A53 e é fabricado numa moderna litografia de 14nm que garantirá alguma eficiência energética.

A RAM é de 3GB LPDDR3, e contamos ainda com um mínimo de 32GB de armazenamento interno.

O destaque vai para o ecrã Dinorex 2.5D com resolução FHD e tecnologia Quantum Color+ com um apreciável brilho de 650nits.

Por baixo da capa, há ainda muito mais a revelar. Além do leitor biométrico, o BQ Aquaris X possui Smart PA com tecnologia APTx para melhorar o som via Bluetooth, embora seja de saudar que o dispositivo ainda tenha o jack áudio.

As câmaras são outro ponto interessante. O BQ Aquaris X optou por uma câmara IMX298 com abertura de f/2.0. O chip tem fraquezas em baixa luz, mas dá excelentes resultados em condições ideais desde a série M.

Não faltam ainda o GPS, NFC e Bluetooth 4.2., enquanto a porta USB-C chega com a muito negligenciada capacidade OTG. Esta capacidade é fundamental para ligarmos periféricos ao dispositivo e de tremenda utilidade.

O software mais focado no utilizador do mercado

De todos os fabricantes de smartphones, a BQ será das que mais aposta em oferecer uma experiência stock Android, mas repleta de possibilidades de personalização. Como comentava Rodrigo Del Prado, transitar de smartphone deve ser fácil, e o BQ Aquaris X segue bem essa filosofia, permitindo ao utilizador retocar a interface sem ter que engolir predefinições de que não gosta.

Em momentos passados, a BQ apostou forte no software e poderia agora recuar um pouco e deslocar investimento para o hardware. Pelo contrário, encontramos no BQ Aquaris X as mesmas opções que estão omissas de outros dispositivos de marcas mais conceituadas:

  • Intensidade da vibração em notificações e feedback ajustável em intensidade;
  • Luz de notificações com 7 cores possíveis e configurável em intensidade de intermitência conforme cada app;
  • Desligar LED durante carregamento;
  • Duplo toque para acordar/adormecer dispositivo;

O BQ Aquaris não tem uma gaveta de aplicações, mas adere ao swipe a partir da base para aceder às apps profundas, ajudando à utilização com uma só mão.

Do lado da app fotográfica, faltou ainda a oportunidade para a conhecermos, mas notamos que parece intuitiva e bastante completa, com um modo manual com previsão em tempo real. Os modos ZSL e Multi-Image Processing estão a bordo, capturando imagens múltiplas que são fundidas para um resultado final optimizado.

A cereja no topo do bolo é tratar-se da recente versão Android Nougat 7.1.1., garantindo um terminal muito recente em termos de segurança e funcionalidades, face a muitos concorrentes.

Expectativas

A BQ renovou-se com os Aquaris U na gama de entrada, mas ambos os dispositivos tinham bastantes compromissos em termos de tecnologias omissas e design simplista, ainda que eficaz e com excelente construção.

O BQ Aquaris X coloca-se claramente num segmento superior, mas oferece inúmeras funcionalidades extra que o tornam proporcionalmente mais barato: melhor câmara, ecrã e processador, porta USB-C e um design soberbo.

Para a BQ, o Aquaris X é a sua aposta mais arrojada de sempre e o seu tudo ou nada, já que avança a marca em todas as vertentes. Parece neste momento que quem tem um BQ tem finalmente uma razão séria para actualizar e o BQ Aquaris X tem o potencial para revitalizar a posição da BQ no mercado, mesmo face a concorrência severa. Se algum dia se enamoraram pela BQ, será este o smartphone que reacende a paixão.

Fiquem atentos às nossas páginas para conhecerem melhor o BQ Aquaris X.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui