Deixem-me começar por dizer que a Ricoh GR é das minhas câmaras fotográficas favoritas. Esta câmara compacta extremamente capaz e incrivelmente fácil de utilizar tem sido uma das mais míticas câmaras fotográficas para fotógrafos de rua, conjugando a performance de uma boa lente prime, com um acabamento discreto que a torna menos chamativa e permite discutivelmente uma fotografia mais natural.

Aquela que a Ricoh considera a câmara instantânea definitiva será oficializada nos primeiros meses de 2019, mas estará já em exposição durante a Photokina que se realiza de 26 a 29 de Setembro em Berlim. A Ricoh é peremptória quanto a elementos como o processador de imagem e o sensor ainda estarem em fase de optimização, mas as especificações técnicas no geral já são conhecidas.

Assim, a Ricoh GR III terá um sensor de aproximadamente 24MP APS-C com a já comprovada estabilização de imagem da Ricoh/Pentax de 3 eixos, actuando sobre o próprio sensor. A objectiva será como sempre uma prime de 18.3mm f/2.8-f/16 de seis elementos em quatro grupos, mantendo-se assim a distância focal equivalente a 28mm que caracteriza a GR, enquanto o sensor é obviamente mais capaz do que o sensor de 16MP da geração anterior.

O ecrã LCD será uma unidade com capacidade táctil, com 3 polegadas de diagonal e resolução de 1037 pontos que deverá manter-se fixo, tal como na GR II. Hoje em dia praticamente todas as câmaras no segmento de preço da GR II contam com ecrãs LCD posicionáveis, mas aqui temos que nos lembrar que a GR tem um público muito específico que prefere utilizar a ocular óptica e fará talvez pouco sentido sobrecarregar a câmara com um ecrã deste género, excepto para os que preferem fotografia a tiracolo.

Ainda não se conhecem detalhes da bateria ou a conectividade no geral, ficando claro que a Ricoh GR chegará com uma porta USB-C para carregamento e emparelhamento. De resto, o estilo da câmara é reconhecível pelos fotógrafos aficionados e parece evoluir pouco, o que é bom, tendo em conta a especificidade desta câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here