O Samsung Galaxy S10 começou a chegar às lojas no passado dia 08 de Março e se já tens um equipamento da família nas mãos, tens uma longa jornada de descoberta pela frente, graças às inúmeras funcionalidades que estes equipamentos colocam à disposição do utilizador. Já te dissemos o que deves fazer, mal inicies o Galaxy pela primeira vez, mas agora vamos entrar um pouco mais fundo nos topos de gama da Samsung, para descobrir algumas das suas funcionalidades.

O que deves fazer, mal tenhas o teu Samsung Galaxy S10+

Usa o Wireless PowerShare para carregar outros dispositivos

Uma das grandes novidades do Samsung Galaxy S10+ e dos restantes membros da família é o Wireless PowerShare, que permite carregamento sem fios de outros dispositivos que possuam carregamento wireless, por exemplo os Galaxy Buds.

A Samsung facilitou ao máximo esta funcionalidade. Para a activares basta puxar para baixo o painel de notificações e encontrar “Wireless PowerShare”. Uma vez activada a função, viramos o Galaxy com o ecrã para baixo e colocamos o dispositivo a carregar em cima do seu painel traseiro, sem necessidade de qualquer intervenção extra. Se o teu relógio ficou sem sumo, já não precisas andar a “contar os minutos” até o poderes carregar.

 

Tira o máximo proveito da navegação por gestos

De base, o Samsung Galaxy S10+ possui as típicas teclas de navegação do ecossistema Android, mas é um desperdício não utilizar todo aquele ecrã de excelente qualidade. É aqui que entra a navegação por gestos que permite navegar mais facilmente pelas apps recentes e pelo sistema.

Curiosamente, a opção para activar os gestos de ecrã inteiro estão nas Definições > Visor e Luz > Barra de Navegação.

Aí podemos então activar os gestos de ecrã inteiro:

  • Deslizar para cima a partir do ecrã inferior esquerdo abre as apps recentes;
  • Deslizar para cima a partir do ecrã inferior direito, voltamos um passo atrás;
  • Deslizar para cima a partir do centro leva-nos para o ecrã principal;
  • Deslizar a partir do centro e manter, abre o Google.
  • Outro gesto que importa activar é a possibilidade de deslizar para baixo a partir de qualquer ponto do ecrã para aceder ao painel de notificações.

Começamos com um toque longo em qualquer ponto vazio do ecrã, e depois em Definições do Ecrã Principal. Aí encontramos a opção de Acesso Rápido ao painel de notificações.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Com este gesto activo, podemos deslizar para baixo para aceder às notificações, deslizar para cima para aceder às apps, e utilizar fundamentalmente o polegar para aceder a qualquer parte do smartphone, sem termos de esticar muito a mão de modo desconfortável. Fixe!

Facilita a vida com as Bixby Routines

Se são como eu, consultar o smartphone é das primeiras coisas que vão fazer pela manhã, mas com o Samsung Galaxy S10+ não vale a pena termos que decorar todas as tarefas a fazer pela manhã, com o risco de esquecermos alguma coisa importante.

As Bixby Routines são um conjunto de funções condicionais, que nos permitem programar determinadas configurações para determinadas circunstâncias. Por exemplo, a Samsung propõe-nos a rotina “Bom dia”: a partir de uma determinada hora, liga-se o Always On Display e os atalhos do ecrã de bloqueio passam para a Agenda e relógio, enquanto os widgets são a Lista e a Previsão Meteorológica.

Do lado oposto, a rotina “Antes de Deitar” activa brilho reduzido, filtro de luz azul, enquanto os widgets passam a ser a lista, previsão meteorológico e o alarme, entre outras funcionalidades.

As rotinas são bem pensadas e configuráveis, por isso confiem nelas para deixarem que o vosso Galaxy faça mais pela organização do vosso dia.

As Bixby Routines encontram-se em Definições > Funções Avançadas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Configura o Always On Display

O Samsung Galaxy S10+ tem um Always On Display a cores que pode apresentar dados e funções úteis. Podes encontrar o Always On Display nas Definições > Ecrã Bloqueado > Always On Display.

Entre o que podemos configurar encontra-se o estilo do relógio, mostrar informações de música e o brilho automático do Always On Display. O Modo do Ecrã é particularmente importante, já que permite alternar entre programar as horas de início do ecrã, mostrar continuamente, ou tocar para mostrar durante 30 segundos.

Voltando ao Ecrã Bloqueado, vamos a FaceWidgets, que permite escolher que aplicações mostrar no ecrã Always On, ou no ecrã bloqueado. Podemos colocar aí controladores de música, compromissos, alarmes, tempo e as rotinas Bixby, além de reorganizar estas informações.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Esconde a perfuração das câmaras frontais

Esconder as câmaras frontais do Samsung Galaxy S10+ é neste momento uma espécie de desporto, com inúmeros wallpapers imaginativos para se adaptarem a este recorte. Mas podemos também escondê-lo simplesmente indo a Definições > Visor e Luz > Aplicações de ecrã inteiro, escolhendo aí a opção “Ocultar câmara frontal”.

Caso alguma app tenha alguma incompatibilidade com esta perfuração, neste menu podemos ainda escolher quais as apps que por defeito irão omitir as câmaras.

 

 

Protege o teu smartphone contra roubo e perda

Um Samsung Galaxy S10+ é um investimento avultado. São mil Euros de qualidade de construção e performance, e capacidades suficientes para se tornar uma parte importante da nossa vida. Poucos smartphones fazem tanto por nós quanto o Samsung Galaxy S10+, e por isso poucos devem ser tão protegidos quanto este terminal. A Samsung faz a sua parte, mas o utilizador tem que fazer o resto.

Vai a Definições > Dados biométricos e segurança > Localizar o meu telemóvel

Aí podemos configurar um número de opções para a possibilidade de perdermos o nosso smartphone ou para o caso deste ser simplesmente roubado. O objectivo é que o utilizador possa recorrer aos serviços da Samsung para poder controlar um terminal à distância, mesmo este estando roubado, conhecendo a sua localização ou apagando dados fundamentais.

Será que nos esquecemos de alguma coisa? Tens alguma dica interessante a partilhar sobre o novo smartphone de topo da Samsung? Partilha connosco!

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here