Os períodos de férias são articularmente propensos a ciberataques. Por um lado, há a ausência das pessoas das suas casas, deixando estas e as suas redes menos monitorizadas, por outro há a necessidade de nos ligarmos a redes abertas e menos seguras para mantermos o contacto com os nossos entes queridos e interesses. Finalmente, durante o período de férias somos mais propensos a tentar experiências novas e procuramos as possibiidades na Internet. Ora, segundo a S21sec estamos a verificar um grande aumento na criação de domínios maliciosos que se fazem passar por marcas e organizações.

Existem esquemas muito evoluídos em que é quase impossível distinguir o site malicioso daquele real, mas é claro que este site falso pretende apenas roubar-nos os dados. Por isso é sempre importante termos a máxima atenção para todos os pequenos sinais que nos revelam que o site é falso.

A S21sec, especialista em cibersegurança dá conselhos adicionais:

Quando em locais públicos, evite usar os seus equipamentos tecnológicos, como telemóvel, tablet e computador, e ligar-se a redes WiFi públicas, como as de restaurantes, cafés e hotéis, que geralmente apresentam níveis de segurança mais baixos. Em caso algum aceda ao seu homebanking através de uma dessas redes.

Proteja a sua identidade e as suas contas e evite expor-se em demasia nas redes sociais. Tenha atenção na salvaguarda das suas credenciais de acesso às suas contas de e-mail, redes sociais, etc. e não abra mensagens ou emails de fontes desconhecidas. Para identificar mensagens suspeitas, fique atento a possíveis erros ortográficos, à utilização de links nas mensagens e à presença de ficheiros estranhos como anexo. Leia com atenção e, na dúvida, não avance e elimine a mensagem ou email.

Proteja sempre os seus equipamentos com passwords ou pins, para garantir que, em caso de perda ou roubo, a sua informação pessoal e confidencial presente nesses equipamentos, por exemplo no seu telemóvel, não é facilmente acessível por terceiros. Fatores como roubo de credenciais, ataques de phishing ou má utilização da tecnologia contribuíram para que informação relevante tenha sido obtida por agentes maliciosos e utilizada para fins ilícitos.

Evite reservar viagens ou efetuar quaisquer outras compras online em sites pouco fidedignos, privilegiando sempre os fornecedores mais reconhecidos no mercado, e mantenha especial atenção aos métodos de pagamento. Por último, antes de partir, atualize todos os seus equipamentos e garanta que tem instalado o antivírus em todos eles.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here