Um sistema WiFi Mesh pode fazer maravilhas pela rede sem fios doméstica e, como a nossa recente análise ao Deco E4 bem mostrou, nem é preciso termos um grande orçamento. Mas, na CES de Las Vegas, a TP-Link revelou o Deco X60 que a marca considera revolucionário e talvez com justa causa, já que o kit mesh tem uma impressionante lista de especificações.

O Deco X60 apresenta desde logo tecnologia WiFi 6, MU-MIMO e OFDMA, com o que a TP-Link indica que o X60 pode aumentar o rendimento médio em 4 vezes nos dispositivos conectados, aumentando a capacidade da rede e reduzindo a latência, e permitindo até 150 aparelhos na mesma rede sem prejudicar o seu rendimento.

Para garantir um sinal muito mais forte e optimizado, o Deco X60 utiliza BSS Coloring, que permite distinguir entre diversos basic service sets, essencialmente distinguindo o sinal dos emissores de outras redes, para minimizar a interferência dessas redes no sinal da nossa. Entra igualmente em ação o Beanforming para ajustar o sinal a cada dispositivo, ambas as funcionalidades sendo particularmente importantes num momento em que o mundo é cada vez mais conectado e a concentração de redes oferece cada vez mais ruído e interferências.

Porquanto o serviço contratado o permita, com a WiFi 6 o Deco X60 oferece velocidades de transmissão de dados de 1.2Gbps, superior ao que podemos ter hoje em dia com um cabo Gibagbit Ethernet, e com uma velocidade máxima teórica de 9.6Gbps, muito superior aos 6.9Gbps do WiFi 5.

Por outro lado, a TP-Link equipou o Deco X60 com robustas implementações de segurança. O kit chega com encriptação WPA3 para proteger mesmo as passwords mais básicas, e TP-Link HomeCare com solução antivírus, controlos parentais e Quality of Service. A configuração faz-se via a app Deco que apresenta um interface simples e permite uma gestão muito fina da rede, com lista negra de dispositivos, gestão via portal e à distância.

Voltaremos certamente a este sistema mesh WiFi quando forem confirmadas a disponibilidade e preços para o mercado Português.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here