Mark Moore é o mais recente elemento da equipa da Uber. Este homem, um veterano da NASA com 30 anos de serviço, decidiu deixar a agência espacial para se juntar à Uber e abraçar um novo projecto da gigante americana. Mas Moore não vai estar a trabalhar em nada terrestre, ficando sim associado aos mais recentes interesses da Uber em começar a viajar pelo ar, ou seja, no desenvolvimento de um carro voador.

Na verdade, não se pode dizer já que seja um carro voador. Em Outubro do ano passado, a empresa divulgou um documento onde previa que futuramente existisse um serviço de táxi voadores, constituído por uma rede de aviões pequenos e eléctricos, que descolavam e aterravam verticalmente a partir de heliportos urbanos ou então dos telhados de arranha céus. Chamados de VTOL (Vertical Takeoff and Landing), estas aeronaves usariam asas fixas com prop-rotors.

Concretamente, a Uber nunca disse que iria desenvolver a sua própria aeronave VTOL, tendo apenas referido que estaria disposta a contribuir para o desenvolvimento deste tipo de aeronaves, ajudando no desenvolvimento dessa industria. Traduzindo isto para a realidade do nosso dia a dia, pode-se dizer que a Uber lançou o pedido para que quem tivesse um protótipo decente, se dirigi-se até aos seus escritórios que alguém estaria lá para o comprar.

Mas como é possível perceber, olhando agora mesmo pela vossa janela, a verdade é que carros voadores ainda não existem. Nem sequer um protótipo decente ainda existe. Existem muitos desafios pela frente nesta industria, como é o caso do ruído excessivo, baterias, restrições de espaço aéreo e muito mais.

E é neste ponto que entra Moore. Na verdade, ele não vai estar a criar o Uber Elevate (o nome que a Uber irá dar ao seu projecto de carro voador), mas estará a tentar ajudar a minimizar todos os problemas que um projecto destes ainda apresenta. E Moore deverá ser a pessoa indicada para esse trabalho, já que antes de se juntar à Uber, o seu cargo era Chief Technologist for on-demand mobility at NASA’s Langley Research Center. Em 2010, publicou um artigo que descrevia a viabilidade de VTOL eléctricos de curto alcance, chamado “Puffin Electric Tailsitter”.

O que é certo é que este projecto tem que ser mesmo bastante aliciante para Moore, já que este se encontrava a apenas um ano de se retirar da NASA, o que faria com que tivesse uma bela pensão e cuidados de saúde gratuitos para o resto da vida. Com tanto em cima da mesa, fica claro que o CEO da Uber, Travis Kalanick, tem mesmo muito interesse em por os seus motoristas no ar, e que isso poderá ser uma realidade num futuro muito próximo.

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