Conduzi a Volvo V60 Plugin Hybrid e, quebrando a regra de apenas dar a minha opinião no final, vou ter que partilhar já isto convosco: simplesmente espectacular.

A Volvo foi a primeira marca a fabricar um Híbrido Plugin com motor Diesel, tendo assim nascido a Volvo V60 Plugin Hybrid, uma carrinha que para além de grande conforto, consegue juntar uma excelente performance, consumos equilibrados e muita diversão ao volante.

Mas o melhor é mesmo conhecer esta carrinha com mais pormenor.

Desempenho

Volvo V60 Plugin Hybrid

Esta solução Híbrida da Volvo, não foge muito daquilo que o mercado já oferece, no que diz respeito à parte eléctrica. Estamos a falar de uma autonomia de 35km (apesar de a marca anunciar uma autonomia maior) em modo totalmente eléctrico, graças ao pack de baterias de iões de lítio com uma capacidade de 11,2kWh, localizadas por cima das rodas traseiras. O motor eléctrico encontra-se acoplado ao eixo traseiro, fornecendo 68cv que se juntam aos 220cv que o motor diesel de cinco cilindros 2.4 produz. No total, são 288cv disponíveis e que podem ser geridos através de 5 modos de condução diferentes: Hybrid, Pure, Power, AWD, Save.

Por defeito, sempre que ligamos a Volvo V60 Plugin Hybrid, o modo seleccionado é o Hybrid, que garante os funcionamento em simultâneo dos dois motores, procurando gerir as duas fontes de energia o mais eficientemente possível. Neste modo, sempre que se puxa mais pela carrinha, o motor de combustão entra em funcionamento. Percebe-se que a gestão é bastante eficiente e aqui é possível conseguir consumos na ordem dos 3,2l/100, segundo o anunciado pela marca. Para quem quer conduzir apenas em modo eléctrico, há o modo “Pure”. Aqui, é possível atingir os 125km/h de velocidade máxima e temos uma autonomia de 35km, apesar da marca referir uma autonomia de 50Km (claro que quanto maior a velocidade, menor a autonomia).

Volvo V60 Plugin Hybrid

Já os modos “Power” e “AWD” são os mais interessantes para aqueles que procuram explorar o lado mais desportivo da Volvo V60. No primeiro, é feita a conjugação dos dois motores na sua disponibilidade máxima, o que facilmente eleva os consumos para os 7.5l/8l. No segundo, tiramos partido da tração 4×4 graças à acção do motor no eixo traseiro.

Mas a real ajuda do motor eléctrico é no meio urbano, onde se verifica uma descida mais acentuada do consumo graças à sua acção. Por isso mesmo, a Volvo oferece também um modo “Save” que permite guardar a capacidade eléctrica, recorrendo apenas ao combustível quando estamos fora do meio urbano, permitindo ter as baterias totalmente carregadas para quando chegamos à cidade.

Quando as baterias atingem os 0%, automaticamente a Volvo V60 entra num modo denominado “Charge”, utilizando o motor diesel para carregar as baterias. Durante estes momentos, é possível ver o consumo instantâneo chegar aos 20l … isto quando estamos parados num semáforo por exemplo. O melhor mesmo é carregar ligando a uma tomada doméstica 220v ou então a um posto público, sendo que o processo de carregamento demora à volta de três horas e meia.

Em resumo, esta é uma carrinha com um grande concentrado de tecnologia, capaz de transformar a Volvo V60 Híbrida num desportivo com tração às quatro rodas, ou então num veículo totalmente eléctrico.

Acima de tudo, conforto!

Volvo V60 Plugin Hybrid

A versão que tivemos em teste foi a R-Design, uma versão que aposta num design mais desportivo. Exemplo disso, é a grelha cromada à frente, assim como as ponteiras de escape diferenciadas. Também no interior se dá prioridade a elementos mais desportivos e premium, como é o caso do volante em pele, bancos desportivos (também eles em pele), pedais em alumínio, e muitos mais detalhes. Mas se há coisas que a Volvo não se esqueceu, mesmo numa linha mais desportiva, é do conforto.

Logo no dia em que fui buscar a carrinha para ensaio, fiquei imediatamente apaixonado. Note-se que esta paixão foi imediata, sem sequer ter ligado o motor. E sim, é verdade que o design é muito bom e cativante, mas o que realmente causou de imediato um grande impacto, foi o interior. Assim que nos sentamos dentro da carrinha é impossível que não fiquemos desde logo apaixonados por aqueles bancos … ou devo chamar-lhes sofás? Sim, mesmo desportivos, os bancos são extremamente confortáveis, algo que depois pude confirmar que se alastrava a todos os outros lugares da V60. O habitáculo também é bastante envolvente, contribuindo para todo um ambiente premium, com grande qualidade de construção e de materiais.

Uma carrinha que confunde

Volvo V60 Plugin Hybrid

Quem não conhece esta Volvo V60 Plugin Hybrid e não repare na inscrição D6 na traseira, pensa que estamos na presença de uma simples carrinha D2 inofensiva de 120cv. Sim, é verdade que o pack R-Design dá algum destaque à carrinha, mas ainda assim pouca gente é capaz de perceber a sua real capacidade.

Pode-se perfeitamente dizer que esta Volvo V60 Plugin Hybrid é um “lobo em pele de cordeiro”. Quando se pisa o acelerador, percebe-se o porquê desta minha observação. Uma carrinha que faz dos 0 aos 100 em 6 segundos, e isto tudo graças ao facto de ter mais binário disponível que um Ferrari Califórnia de 2012. Sim leu bem, é que em potência combinada dos dois motores, são 228cv e 640Nm de binário, mais 135Nm que o Ferrari. Impressionado?

A direcção é bastante precisa, o que permite encarar as curvas com bastante confiança, ao mesmo tempo que vamos acelerando a fundo. A caixa automática de 6 velocidades Geartronic é bastante fluida, rápida e precisa, respondendo bem às maiores exigências.

Volvo V60 Plugin Hybrid

Em estrada, o botão que mais gostamos de ver activo é sem dúvida o “Power”. Este é aquele que nos irá deixar colados ao banco, graças ao motor elétrico nas rodas traseiras e o motor diesel bi-turbo nas rodas dianteiras, deixando qualquer um de sorriso na cara, com multas por excesso de velocidade e uns quantos pontos a menos na carta. Mas acima de tudo, felizes.

Mas carro que anda muito, também tem que travar bem, e a Volvo não se esqueceu disso. A Volvo V60 Plugin Hybrid tem um poder de travagem bastante forte e, contrariamente ao normal nos carros híbridos, mesmo com a travagem regenerativa para carregamento da bateria, não existe a sensação estranha no uso do pedal de travão.

Esta Volvo V60 Plugin Hybrid está disponível a partir de 61.355€, sendo um 3 em 1: um carro para o dia a dia, um carro familiar para viagens grandes com grande conforto, e um carro desportivo para se divertir enquanto conduz.

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