O ano de 2017 será um ano crucial para o futuro da Tesla. Não se poderá dizer que é o ano do tudo ou nada, mas sim um ano importante. Será em 2017 que a gigante americana irá lançar novos projectos e novos produtos que irão criar a base para o seu futuro, de forma a que possa expandir o seu modelo de negócio e diversificá-lo. É por isso que vamos fazer uma viagem ao que será a Tesla em 2017.

Model 3

tesla-model-3

Este é sem dúvida o projecto mais importante da Tesla para 2017. O Model 3 é um sucesso de vendas, sem sequer ter sido ainda construído. São aproximadamente 400.000 mil unidades reservadas (não foi comunicado o número exacto de reservas), isto após a primeira e única apresentação.

Em Abril de 2017, está planeada uma segunda apresentação do Model 3, provavelmente numa data que irá coincidir com o primeiro aniversário da primeira apresentação. Nesta segunda apresentação, espera-se que a Tesla revele mais detalhes tais como o preço de venda na Europa, a potência do motor eléctrico, a capacidade das baterias e o equipamento. Espera-se também que, como habitual, a Tesla tenha algo escondido e que ainda não revelou ao público, algo que fará o número de reservas aumentar ainda mais.

No verão, deverá iniciar-se a produção deste modelo na fábrica de Fremont. Só no quarto trimeste de 2017 é que as primeiras unidades deverão ser entregues nos Estados Unidos, enquanto que os Europeus só terão acesso aos seus Model 3 no primeiro semestre de 2018.

Powerwall 2.0

tesla-powerwall-2-0

Como disse acima, na introdução deste artigo, 2017 será o ano em que a Tesla irá aproveitar para diversificar a sua área de negócio. E um dos pontos será as baterias para armazenamento de energia dentro de casa. Este é um complemento muito importante para que as energias renováveis atinjam uma maior rentabilidade, não só a nível residencial, mas também para grandes instalações.

Ainda não há grande informação sobre estas baterias, sendo que este é um produto que se encontra em rodeado de muito mistério ainda. Para já, não se sabe uma data certa, mas espera-se que em 2017, pela altura do Verão, comecem a ser distribuídas as novas Powerwall da marca.

Telhado Solar

tesla-solarcity-glass-roof-tiles

Já tivemos oportunidade de apresentar esta solução da Tesla aqui no site. Depois da aquisição da SolarCity, esperava-se claramente que a Tesla se envolve-se mais na energia fotovoltaica. Juntamente com o seu parceiro inseparável, a Panasonic, a Tesla irá procurar construir telhas fotovoltaicas, substituindo assim os telhados tradicionais.

Ainda não há previsões certas para o lançamento deste produto, mas espera-se que a produção avance também no próximo verão. Segundo os rumores, estaremos na presença de 4 tipos diferentes de telhas fotovoltaicas, sendo que o catálogo irá sendo aumentado ao longo dos meses.

Novos projectos

Com tantos produtos novos a avançarem para produção já em 2017, seria de esperar alguma inactividade em novos projectos por parte da Tesla. Mas isso não vai acontecer. Durante o ano, espera-se que a Tesla apresente o Model Y, um SUV como o Model X, tendo por base o novo Model 3. No entanto, este Model Y apenas deverá estar disponível para os finais de 2018, inícios de 2019, dado que a linha de produção da Tesla deverá estar saturada com o novo Model 3.

Ainda que não passe de rumores, espera-se que a Tesla também apresente um outro modelo para aumentar o seu catálogo de veículos eléctricos. Com base no Model X, espera-se que surja uma carrinha. Ainda assim, poucos detalhes deverão ser revelados durante o ano de 2017, guardando-se os detalhes principais para 2018 e a produção e entrega para 2019.

Os aficionados da marca esperam também um outro projecto ainda mais aliciante, mas que infelizmente não deverá ser já para 2017. Espera-se a entrada da Tesla no mercado dos veículos pesados, com a produção de um camião.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui