Os smartphones atuais são verdadeiras peças polivalentes, que oferecem à maioria dos utilizadores um equilíbrio suficientemente aceitável entre produtividade e lazer. Não significa que não se tenham especializado muitos modelos no segmento empresarial, como o caso dos BlackBerry, ou no segmento gaming, como o extraordinário ASUS ROG Phone II. Com a sua polivalência, muitos smartphones são simplesmente bons a tudo sem serem excelentes em nada.

O caso do ASUS ZenFone 6 é algo diferente. O equipamento da ASUS é não só polivalente, como oferece igualmente características que o tornam particularmente útil para alguns consumidores com necessidades específicas, colocando-o acima de alguma concorrência “faz tudo”.

 

Gamers

Os smartphones de gaming estão em alta, e a ASUS tem provavelmente o melhor de todos, na forma do ASUS ROG Phone II. Mas com um Snapdragon 855 e pelo menos 6GB de RAM, o ASUS ZenFone 6 não deixará ficar ninguém mal numa sessão de jogos, principalmente porque à potência junta a autonomia da bateria de 5000mAh.

Eu não sou gamer. Gamer é uma atitude, não apenas jogar e, para esses, a ASUS inclui um conjunto muito interessante de ferramentas, como gravador de ecrã e a possibilidade de fazer directos no YouTube ou Twitch. O modo de jogo pode ser também gerido de forma a maximizar a performance e minorar as interrupções.

A câmara escamoteável será muito interessante para os diretos, enquanto o jack de áudio e a tecnologia surround DTS:X contribuem para uma experiência de gaming bem mais imersiva, quer via altifalantes, quer via auscultadores, não se esquecendo a ASUS de um jack de 3,5mm.

 

vLoggers

Uma câmara de 48MP faz maravilhas, e poucos smartphones conseguem mobilizar uma câmara destas para quem quer capturar os melhores momentos do seu quotidiano. Segundo os DxO Labs, a câmara de 48MP do ASUS ZenFone 6 é mesmo a melhor do mercado para selfies, portanto é justo dizer que este será – neste momento – o melhor smartphone para quem as redes sociais são tudo.

Quer se façam acompanhar do ASUS pela rua, quer o utilizem de forma estática enquanto gravam os vossos vídeos, esta câmara é imperdível para os produtores de conteúdos. A bateria é certamente um ponto extra, já que os seus 5000mAh serão extremamente úteis para os mais criativos e viciados nas redes sociais.

Fanáticos de filmes e multimédia

O ASUS ZenFone 6 não precisa de o publicitar: é um colosso para multimédia.

Graças às câmaras posicionáveis, o ecrã de 6.4 polegadas não gerará rebordos artificiais para esconder notch ou perfurações, apresentando-se absolutamente livre para apresentar filmes e séries sem qualquer perturbação. A tecnologia LCD chegou a um ponto em que dificilmente nos podemos queixar dela e o ZenFone 6 possui um belo ecrã: amplo e expressivo, exige uma boa sessão de filmes no sofá, ou nas viagens diárias.

As grandes especificações para os adeptos do multimédia não se ficam por aqui. O DTS:X gera o melhor áudio possível para cada envolvente, seja esta música, jogos ou filmes, e o ASUS apresenta ainda dois altifalantes com grande densidade de som e volume apreciável. Carrega talvez um pouco nos graves, o que tem as suas vantagens, e se quiserem aproveitar o jack de áudio, ainda melhor!

O pessoal das comics e eBooks não fica de fora. Com o ecrã plano sem notch, não há porções omitidas nos livros, nem deturpações provocadas por curvatura.

 

Entusiastas da fotografia

O ASUS ZenFone 6 tem das melhores câmaras do mercado. Falo fundamentalmente da Sony de 48MP que pode ser usada tanto em modo normal, quanto em modo selfie. O segredo da câmara não é apenas a quantidade de pixéis, mas a excelente implementação da ASUS do seu módulo posicionável.

Como este módulo pivoteia, o seu ângulo pode ser controlado com as teclas de volume para uma melhor composição da imagem e obtenção de imagens impossíveis com outros equipamentos. O movimento mecanizado do pivot também serve para tirarmos fotografias panorâmicas com muito menos probabilidade de erros.

Acima de tudo, a câmara principal é praticamente infalível em condições de boa luminosidade. Não se deixem enganar pelos smartphones com mais câmaras: o zoom do ZenFone pode ser digital (é um crop de 12MP do centro do sensor), mas oferece capacidades tão boas quanto muitas câmaras dedicadas no mercado. Pensemos que muitas câmaras zoom alternativas possuem resolução inferior.

Juntem a isto um software que inclui mesmo um modo manual com histograma ao vivo, e garantem fotografias muito boas. Tudo dependerá exclusivamente de nós.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Power Users

A ASUS sabe que uma boa parte dos seus utilizadores são Power Users. Se não conhecem o termo, provavelmente não são parte deste grupo que utiliza os seus equipamentos eletrónicos mais a fundo e tira maior proveito das funcionalidades avançadas. Discutivelmente, muito do mercado mobile é constituído por utilizadores relativamente laissez faire que recorrem às especificações básicas para o seu quotidinao, sejam redes sociais, jogos ou chats. Mas os Power Users são francamente mais exigentes com os dispositivos e querem ser capazes de configurar mais finamente o smartphone, querem uma abordagem mais hands-on.

Considero-me um Power User, na medida em que os smartphones são tudo para mim e não só os utilizo para todas as envolventes do meu quotidiano, como raramente os deixo ficar com as especificações base.

Porque utilizo o smartphone para fundamentalmente tudo, compreendo as vantagens deste ecrã sem notch que não me omite nada nem “corta” nas especificações do papel com uma barra preta, que oferece o melhor processador do mercado, mas também uma bateria impressionante para acomodar uma utilização intensiva e impiedosa.

Outros smartphones oferecem o mesmo, mas têm que pagar o preço do supérfluo: os leitores biométricos no ecrã, o AMOLED, o ecrã curvo meramente estético, os acabamentos ofuscantes. O ASUS ZenFone 6 é um smartphone bonito, mas não sacrificou a forma à função e, para oferecer inúmeras configurações avançadas, focou-se no prático e utilitário, oferecendo dos melhores preços do mercado. Com isso, este será o smartphone para Power Users por excelência.

Conclusão

Os smartphones querem-se polivalentes, mas muitas vezes isso significará um compromisso em detalhes com os quais teremos que viver como menos optimizados que estarão. No ASUS ZenFone 6, a ASUS não quis fazer apenas um smartphone equilibrado e, implementando um conjunto de boas ideias, oferece pontos extra que serão muito apreciados por grupos muito específicos de utilizadores que terão dificuldade em encontrar melhor a este preço.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here