Se tem uma PME e uma ideia na área do carregamento de veículos eléctricos e gestão de frotas, ou tecnologias para redes eléctricas inteligentes, ou até mesmo energias renováveis, então fique a saber que pode apresentar a sua ideia a gigantes europeus da energia, que vão estar em Portugal para o ouvir.

É já no próximo dia 27 de Junho, em Lisboa, que o evento se irá realizar, inserido numa série de actividades promovidas pela comissão europeia e denominadas de “ENERGY DAYS”.

Num mercado português dominado por mais de 90% de PME’s, o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), juntamente com a EDP Distribuição decidiram lançar um concurso que oferece esta excelente oportunidade para as PME’s chegarem aos gigantes industriais. Assim, têm finalmente a possibilidade de apresentarem as soluções tecnológicas que desenvolvem às grandes empresas.

O objetivo: fazer um pitch de 10 minutos sobre uma solução tecnológica que tenham numa das três seguintes áreas: carregamento de veículos elétricos e gestão de frota, tecnologias para redes elétricas inteligentes e
energias renováveis, diante de empresas como a REN, a General Electric, a SAP ou a CyberGrid, para estimular futuras parcerias empresariais.

O processo: submeter um documento de texto, com um máximo de 500 palavras, onde explica em que é que consiste a solução tecnológica. A submissão deve ser feita neste link até dia 12 de junho: http://integrid-energydays.inesctec.pt/#shapely_home_contact-4

O âmbito: o projeto europeu InteGrid, que até 2020 tem ao seu dispor 15 milhões de euros para que três países europeus possam aumentar a inteligência das suas redes elétricas inteligentes e que, por isso, vai instalar cinco demonstradores de redes elétricas inteligentes – 3 em Portugal, um na Suécia e um na Eslovénia. Nesse sentido, o projeto associou-se às atividades promovidas pela Comissão Europeia, denominadas “Energy Days”. Os Energy Days são eventos que se realizam durantes os meses de maio e junho que têm como objetivo mostrar aos cidadãos e à indústria a importância de uma energia sustentável.

O resultado: vão ser escolhidas as melhores propostas de acordo com os seguintes critérios: a prioridade vai ser dada a empresas startup, a propostas que tenham potencial de inovação e que estejam enquadradas com os objetivos do projeto europeu InteGrid. As empresas escolhidas vão apresentar as suas soluções tecnológicas no dia 27 de junho, na sede da EDP, em Lisboa, da parte da tarde.

O evento “From intelligent energy solutions to disruptive business models” vai, no entanto, começar logo de manhã. Por volta das 10h00, a EDP Distribuição vai começar por apresentar o projeto europeu InteGrid. Durante a manhã ainda vai haver espaço para se falar em novos modelos de negócios para as redes elétricas inteligentes e os distribuidores de energia (Universidade de Comillas, Espanha), para se fazer uma análise à energia para as redes elétricas inteligentes e à gestão de energia (INESC TEC, Portugal) e para se discutir o envolvimento dos consumidores e resposta ao incentivo comportamental (KTH, Suécia).

Ainda de manhã, vão ser feitas demonstrações ao vivo de ferramentas desenvolvidas pela General Electric, CyberGrid, SAP, INESC TEC e Águas do Tejo Atlântico no âmbito do projeto InteGrid.

keynotespeaker é Jorge Vasconcelos da NEWES (New Energy Solutions), numa sessão com início às 14h00. Logo a seguir, há lugar para discussão por parte da REN, Labelec, Associação Portuguesa de grandes consumidores de energia e da ERSE, um debate que vai ser moderado pela EDP Distribuição. Os pitchs por parte das PME encerram a sessão.

Este evento é gratuito, mas requer inscrição obrigatória em: integrid-energydays.inesctec.pt

Mais informações sobre o projeto europeu InteGridpodem ser encontradas em: https://integrid-h2020.eu/ , https://twitter.com/integridproject ou https://www.linkedin.com/company/integrid-h2020/ 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here