Todos esperávamos o Snapdragon 845, mas a Qualcomm anunciou hoje algo fundamentalmente mais revolucionário, quando apresentou os dois primeiros computadores portáteis com Windows 10 e processador Snapdragon 835: o HP Envy x2 e o ASUS NovaGo fizeram hoje história, e vão revolucionar a computação móvel.

Sabíamos que este momento chegaria, e a Microsoft tinha prometido que seria até ao final do ano, promessa que a Qualcomm cumpre agora com os seus parceiros HP e ASUS. Os dois portáteis são ultraleves e revolucionários, triplicando  as melhores expectativas de duração de bateria e tornando-se os primeiros computadores Gigabit LTE, graças ao modem a bordo do Snapdragon 835. A Qualcomm chama-lhes always connected PC’s e não é para menos: ambos os modelos contam com uma bateria capaz de 20 horas de utilização.

PC Windows com Snapdragon 835 terão baterias extraordinárias

HP Envy x2

Como seria de esperar, a HP utilizou a oportunidade para criar um computador extremamente leve, que pesa menos de cerca de 700 gramas e se concebe como uma alternativa ao Microsoft Surface, incluindo uma capa que integra o teclado e um stand. O ecrã é uma unidade de 12 polegadas, com resolução 1,920 x 1,280.

A acompanhar o Snapdragon 835 teremos entre 4GB e 8GB de RAM, com armazenamento até 256GB, pelo que o HP Envy x2 não é muito diferente de um smartphone de gama alta, excepto que corre Windows 10 e é, para todos os efeitos, um computador.

O preço ainda não o podemos confirmar, mas deverá rondar os 600€, um valor muito apetecível para um computador capaz de estar sempre ligado à rede e com bateria para durar para lá de um dia, como se um smartphone fosse. Para tal, o HP conta com um tradicional cartão nano SIM.

ASUS NovaGo

O ASUS NovaGo foi por um caminho diferente e trata-se de um 2-em-1 mais tradicionalmente apegado à estética e funcionalidade de um portátil ultrafino, com 1,39Kg de peso e um ecrã algo maior de 13.3 polegadas de resolução FHD. Também aqui temos a possibilidade de o configurar com um máximo e 8GB de RAM e 256GB de armazenamento interno com memórias UFS 2.0.

Uma diferença fundamental é que o ASUS já possui um cartão eSIM que, para já, permanecerá inactivo. O cartão eSIM é inquestionavelmente o futuro, permitindo alternar entre operadoras sem trocar hardware ou operações complicadas, mas infelizmente não é ainda o presente.

Todo o Windows, sempre ligado

Fundamental nesta nova geração de computadores é a presença do Windows 10 recompilado. Este não é o malfadado Windows RT, nem o Windows 10 Mobile, pelo que poderá correr fundamentalmente tudo o que corremos num computador x86. Tudo o que necessitar de mais do que as DLL do Windows recorre a um emulador que converte o código x86 em ARM64.

Obviamente que haverá um custo em termos de performance quando as apps devem correr no emulador, mas este é apenas um degrau até ao momento em que a esmagadora maioria do software seja recompilada para ARM64. As 20 horas ou mais de bateria são apenas o começo. Graças ao baixo consumo dos componentes mobile, as baterias poderão durar até uma semana.

Do lado da Intel também se avança a passos largos para uma solução compatível com eSIM e ultracompacta, mas até lá o HP Envy x2 e o ASUS NovaGo fazem história.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui