Os Huawei P30 e Huawei P30 Pro serão os próximos grandes smartphones do ano e a marca Chinesa que parece imparável no seu sucesso não se tem poupado a esforços para mostrar aos seus potenciais utilizadores que estes terminais serão game changers. Depois de diversos rumores que nos mostraram o design e dados mais relevantes, novas informações vieram a lume que são perfeitamente inéditas. Ei-las!

Sim, disse “ei-las”. Primeiro, o Huawei P30 Pro será significativamente maior em termos de área de ecrã que o P20 Pro. Se este tinha um lábio inferior bastante extenso, o Huawei P30 Pro tem um lábio quase vestigial e apenas um pequeno notch e o ecrã chega às 6.47 polegadas com resolução FHD+ de 2340 x 1080 pixéis, enquanto o P30 normal terá um ecrã de resolução idêntica, mas diagonal de 6.1 polegadas. A grande diferença aqui será que o modelo P30 Pro terá laterais arredondadas, enquanto o modelo base terá um ecrã plano.

Como os olhos mais atentos já se aperceberam, não existe um auscultador em nenhum lado acima do notch do ecrã, pelo que o expectável é que os Huawei P30 e P30 Pro recorram a um sistema de áudio com vibração através do ecrã, tal como o LG G8 ThinQ. Inexplicavelmente, o Huawei P30 manterá o jack de áudio, o Pro não. Ah!

Em ambos os casos teremos uma câmara frontal com desbloqueio facial, mas deverá ser tão fácil de enganar com uma fotografia quanto qualquer outra implementação semelhante. O meu conselho é: não usem.

Mas é nas câmaras que a família Huawei P30 Pro poderá impressionar, em particular o Huawei P30 Pro que possui três câmaras e agora confirma-se que a motivação para o módulo duplo é para alojar uma quarta câmara Time of Flight para melhores efeitos bokeh e captura de dados de profundidade, portanto superando mesmo o Samsung Galaxy S10+ e batendo-se directamente com a sua versão 5G.

Além desta câmara, contaremos com uma impressionante câmara de 40MP com abertura f/1.6, uma câmara de 20MP ultragrande angular e sim, uma câmara zoom em periscópio. Se bem que se pensava que esta câmara poderia chegar a um zoom de 10x, por algum motivo a Huawei teve que se contentar com zoom 7.8x, chegando à décima ampliação apenas via digital. Seja como for, nenhum smartphone no mercado bate o zoom óptico 3x do Mate 20 Pro e nenhum baterá tão depressa este novo limite da tecnologia mobile, por isso estou impressionado.

O Huawei P30 entretanto mantém a câmara de 40MP, mas fecha-a a f/1.8, enquanto a câmara zoom será de 8MP e permitirá zoom de 5X, um valor muito interessante.

Do lado da performance, nada de novo quanto ao processador, que será o Kirin 980. O chip tem provas dadas e nada de errado se lhe pode apontar. É um líder de mercado e colocará os P30 no topo dos benchmarks, acompanhado de 6GB de RAM ou 8GB de RAM no caso do P30 Pro. As opções de armazenamento serão de 128GB, 256GB e 512GB, não sendo de admirar que exista uma versão especial de 12GB, já que esse parece ser o trend.

Finalmente, a parada sobe nas baterias, com o P30 a atingir os 3650mAh, enquanto o Pro chega aos 4200mAh, e ambos os dispositivos chegarão com impressionante carregamento rápido de 40W. Carregamento wireless? Possivelmente, se bem que a confirmação ainda não é desta vez. Mais do que isso, a Huawei deverá igualmente lançar uma versão 5G, porque também aí não quererá ficar atrás de ninguém.

Estamos a 11 dias do lançamento destes terminais a 26 de Março, e nem tudo se sabe ainda, quer parecer, mas estamos cada vez mais perto e não faltará muito para mais fugas de informação nos darem mais guloseimas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here