Aspirar a casa. É uma necessidade, não um prazer para a maioria de nós e um número substancial de nós é francamente incompetente a fazê-lo, seja por falta de vontade de ir a fundo em todos os cantos e recantos, seja porque nos faltam as ferramentas fundamentais para conseguir fazer um bom trabalho. É por isso que o aspirador inteligente LG HOM-BOT Turbo+ será francamente melhor que nós nesta tarefa, e foi considerado pela Universidade de Seoul como o aspirador mais semelhante ao ser humano disponível no mercado.

Bom, os aspiradores inteligentes já existem há diversos anos, há mais de uma década na verdade, mas o termo “inteligente” pode ser algo exagerado. Muitos aspiradores ditos inteligentes são essencialmente idênticos aos carrinhos de choque a pilhas que tínhamos quando éramos pequenotes, e que quando batiam numa parede se desviavam. Os bons aspiradores inteligentes vão algo mais longe e incluem acções predefinidas para quando encontram obstáculos. Para não ficarem ali entalados sem fazer nada.

Entra em cena a inteligência artificial, que significa que os aspiradores têm de ser capazes de fazer algo mais do que simplesmente virar perante um obstáculo. Para não baterem sempre no mesmo problema. O LG HOM-BOT Turbo+ é um desses aspiradores capazes de aprender, e a Universidade de Seoul testou-o a par de outros equipamentos, o aspirador LG recebendo as notas mais elevadas. Especificamente, a categorização incluía Macaco, Golfinho e Criança. Ora o LG HOM-BOT Turbo+ possui então nível de inteligência comparável ao de uma criança.

Não, não vão poupar para o mandar para a faculdade de medicina, nem vai descobrir o segredo das viagens para Marte, mas através da tecnologia DeepThinQ o HOM-BOT Turbo+ consegue fazer algumas coisas extraordinárias, como distinguir um cão de um humano, reconhecer obstáculos e computar rotas para os contornar. Ora ao distinguir qualquer um destes seres de uma cadeira ou mesa, o robô reage de modo diferente: perante uma mesa fará o seu serviço habitual, mas perante um humano o aspirador parará para dar passagem ao dono.

É este tipo de capacidade para reconhecer diferentes tipos de obstáculos reagir adequadamente que permitirão à LG colocar em serviço já este mês dois robôs especialmente concebidos para utilização em aeroportos. Um deles será especificamente um robô de limpeza, enquanto o outro poderá fazer tarefas mais interactivas, como indicar-nos o tempo no local de destino, ou mesmo conduzir-nos até à porta de embarque.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui