Como vai sendo costume, são os fabricantes de capas e protectores de ecrã quem filtra para o exterior o design dos futuros flagships. Neste caso, diversas capas e protectores surgiram na Amazon Japan para o Huawei P11 Lite, mostrando o que pode ser o design do dispositivo ou, pelo menos, a imaginação fértil de fabricantes.
O Huawei P11, que poderá ser acompanhado do P11 Lite e do P11 Plus, deverá ser lançado no início de 2018, com uma estreia no Mobile World Congress de Barcelona em Fevereiro. Até lá, tem sido alvo de diversos rumores e mesmo tentativas de adivinhar o seu design. Recentemente a TekGenius publicou um vídeo conceptual do canal Concept Creator, mostrando um Huawei P11 com forte inspiração do iPhone X, incluindo com o entalhe para o sistema frontal de reconhecimento facial.
A ideia de que o P11 poderá ter um sistema multi-sensor de reconhecimento facial advém da revelação, durante o evento de lançamento do Honor View 10 em Londres, de um sistema com esta função, mais tarde sendo descoberto pelo XDA Developers que o firmware para o futuro P11 parece conter uma implementação deste entalhe para o ecrã.
O protector de ecrã publicitado na Amazon Japão recupera muito do look do iPhone X, com um rebordo simétrico a toda a volta e, posteriormente um entalhe expressivo onde podemos ver um total de seis recortes, para o que deverão ser duas câmaras frontais e os sensores do reconhecimento facial.
Esta abordagem não é totalmente inacreditável mas, posteriormente, encontramos novas capas, igualmente para o suposto Huawei P11 Lite, que mostram um design completamente diferente, com rebordos pouco expressivos, mas notórios acima e abaixo do ecrã, sem qualquer sinal de provisão para um sistema de reconhecimento facial frontal. Atrás, este design mostra duas câmaras alinhadas na vertical, com o leitor biométrico abaixo e o flash acima destas.
O que isto significa é que, neste momento, todas as apostas quanto ao design do Huawei P11 valem o que valem. Pessoalmente, consideraria a abordagem ao estilo iPhone X como mais provável, devido à presença do reconhecimento facial, caso este venha a ser implementado, e ainda que não me agrade o desperdício de ecrã que os cantos redondos significam. Caso estejam ardentemente à espera de comprar um P11 ou um P11 Lite, eu não começaria já a reservar os protectores, não vão ficar com lixo na gaveta.