A HMD Global não parece querer meter todos os ovos no mesmo cesto e tem, por isso, procurado equilibrar o seu alinhamento entre Qualcomm e MediaTek. Ora, com o Nokia X5 mais do que provavelmente a ser oficializado amanhã, novas informações apontam para a presença do Helio P60 a bordo, o que garantirá uma performance bastante interessante.

Se no passado a MediaTek caiu no desfavor dos utilizadores por percepcionadas dificuldades na actualização dos equipamentos para novas versões do Android, a verdade é que a fabricante de Taiwan mostra sinais de ter mudado amplamente a sua atitude. De resto, a Nokia tem mantido um calendário de actualizações muito regular, mesmo nos casos em que os dispositivos recorram a chips MediaTek.

Ora, o novo Nokia 5.1 foi anunciado durante o MWC de Barcelona com um Helio P18, e o futuro Nokia X5 deverá ser comercializado por terras lusas como Nokia 5.1 Plus. Além do processador mais potente, as mais recentes informações confirmam a existência de um notch, e também de duas câmaras principais, em vez da única câmara de 16MP do Nokia 5.1. É igualmente possível que o dispositivo possua uma porta USB-C.

O que vale o Helio P60

O MediaTek Helio P60 é um dos melhores processadores da MediaTek de tempos recentes. Se isso poderá significar pouco para muitos, a verdade é que com uma arquitectura octa-core com quatro núcleos Cortex A73 e quatro Cortex A53, e fabricado numa litografia de 12nm, o Helio P60 oferece uma performance que será equivalente à dos Snapdragon 630 e Snapdragon 660, oferecendo igualmente grande eficiência energética.

Mas inclui igualmente um processador para tarefas de inteligência artificial com capacidade para 280GMAC/s.

Para a HMD, estas capacidades significam que o Nokia X5 ou Nokia 5.1 Plus terá uma performance atraente, mas um preço quase certamente extremamente competitivo. Se até agora o Helio P23 era o chip esperado, a verdade é que o boost oferecido pelo P60 será significativo.

No entanto, se dúvidas ainda subsistem, a oficialização do Nokia 5.1 amanhã deverá clarificar tudo.

Design com elegância Nokia

Com o lançamento eminente, novos renders cortesia de @onleaks mostram com muito mais qualidade o design e a construção do Nokia X5. O dispositivo parece esbelto e plano, com uma moldura de metal e um painel traseiro em vidro.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Se o design se confirmar, o Nokia X5 ou Nokia 5.1 Plus terá de facto uma porta USB-C, em vez da porta micro USB do Nokia 5.1.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here